terça-feira, novembro 05, 2013

NOVEMBRO EM CENA DA CULTURA GARANTE ATRAÇÕES GRATUITAS DURANTE TODO O MÊS


Começa nova edição do festival que celebra artes cênicas
A Secretaria Municipal de Cultura promove mais uma edição do Novembro em Cena, evento já tradicional na cidade que visa fomentar o gosto e o interesse da população pelas artes cênicas em Indaiatuba, compondo uma agenda repleta de espetáculos gratuitos para todas as idades e estilos. O programa inclui ainda sessões de cinema, contação de histórias e as apresentações das peças que participam do Proscênio Festival de Teatro de Indaiatuba, mostra competitiva promovida pela primeira vez pelo Grupo de Teatro Estrada, com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura. Informações (19) 3825-2056. Confira a agenda:
Dia 06 de novembro – quarta-feira – 15h e 19h – Shopping Jaraguá
Exibição do filme “Vocês ainda não viram nada”
Sinopse: a morte do dramaturgo Antoine d'Anthac (Denis Podalydès) faz com que os atores que atuaram em diferentes versões de sua peça teatral "Eurídice" sejam chamados para a leitura do testamento. O grupo contém grandes nomes do teatro francês, como Michel Piccoli, Mathieu Amalric, Sabine Azéma, Lambert Wilson e Anne Consigny. Após chegarem na suntuosa casa de Antoine, eles são informados que o autor deixou um depoimento gravado em vídeo. Nele, o autor pede que todos avaliem uma nova versão de "Eurídice", encenada por uma companhia de teatro. Um filme de Alain Resnais (diretor, entre outros, de “Amores Parisienses” e “Medos Privados em Lugares Públicos).

Dia 08 de novembro – sexta-feira – 20h – Novo Centro Cultural Morada do Sol
Festival Proscênio – Peça O Soldado Constitucionalista com Teatro de Pano, de Campinas
Elenco: Luiz Nunes, Marise Ratashima. Autor e diretor: Ton Crivelaro.
Sinopse: a peça conta a história de um veterano da Revolução Constitucionalista que, aos 60 anos e que, nesta ficção, foi abandonado por seus filhos em um asilo, está ansioso para participar do desfile comemorativo da data, momento que é esperado por ele todos os anos. Por meio de um diálogo com sua cuidadora, o soldado relembra momentos de sua participação neste marco histórico e sua emoção ao falar sobre o tema. O grande clímax fica com a espera do idoso pela chegada da proprietária do asilo, que é quem o levará para o desfile. O soldado quer se arrumar, estar perfeito para o momento tão esperado de reencontrar seus antigos companheiros no dia da comemoração de 9 de Julho.  A trama desperta temas importantes, como patriotismo e, principalmente, o relacionamento de idosos com seus familiares.
Dia 09 de novembro – sábado – 10h30 e 11h30 (30 minutos cada sessão) – Praça Dom Pedro II
Narração de histórias: Contos e Lendas das Mil e Uma Noites, com Cia Triolé Cultural
Contar histórias é um ato milenar, o ser humano não vive sem as histórias, a vida é cheia das mais diversas histórias, engraçadas, tristes, curiosas, reais, inventadas,  criativas, enfim, os contos trazem muitas vezes semelhanças com a vida real, seja um sentimento, uma ideia, um personagem, uma vontade, e mesmo que não seja possível resolver um problema na vida real, no conto é possível vencer a batalha mais incrível. As narrações trazem um pescador que vive situações inusitadas e um príncipe que passa por aventuras incríveis.
Dia 09 de novembro – sábado – 15h – Sala Acrísio de Camargo
Festival Proscênio – Peça Linha do Tempo – Cia Tupinambás, de Salto
Elenco: Claudia Strazza e Tiago Nastre. Direção e Texto de Vinicius Cassiolato. Duração: 45 min. Drama. O enredo aborda um breve ensaio sobre a história da arte e, através de detalhes e momentos de glória e decadência artística, conta-se outra história.
Dia 09 de novembro – sábado – 20h – Sala Acrísio de Camargo
Festival Proscênio – Peça O Girador – Grupo Pequeno Teatro Torneado, de São Paulo.
Elenco: Bruno Lourenço e Beatriz Barros. Direção e texto: William Costa Lima. Duração: 90 min. Drama Cômico.
Sinopse: a história se passa num depósito de achados e perdidos criado por um casal de ex-artistas circenses: Perpétuo e Armena. Com o passar do tempo, o casal envelhece e os objetos se acumulam ao seu redor. A história é contada pelas filhas do casal. Filhas que tiveram o amor dos pais negligenciado durante a vida inteira. Existe uma estreita relação entre os objetos perdidos e as memórias das personagens que, por momentos, servem para estarrecer, assombrar, divertir ou até mesmo consolar aqueles que compartilham dessas histórias. 

Dia 10 de novembro – domingo – 15h – Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol
Festival Proscênio – Peça É Patrão, É Serviçal, Ganha Pouco e Come Mal – Grupo Cia Santarosa, de Ribeirão Preto
Elenco: Leo Santarosa, e Rosana Pavinski. Direção Lucas Santarosa. Texto: Leonardo Santarosa. Duração: 55 min. Comédia.  Sinopse: na comédia, Oswaldo, um patrão falido e miserável, vive às custas de sua esperta criada, Jardilina.
Dia 10 de novembro – domingo – 20h - Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol
Festival Proscênio – Peça Inspir.ações para voar – Grupo Cia do Pássaro, de Guarulhos
Elenco: Alessandro Marba, Lucas França, Bruno Canabarro, Dawton Abranches, Daniele Aoki. Direção: Pablo Calazans. Texto: Mayra Bertazzani. Duração: 50 min – Contemporâneo.
Sinopse: na trama, recordações de um tempo a ser vivido. Em um lugar, seres caminham na busca do verdadeiro sentido de estarem aprisionados, procurando o momento exato da tomada de suas consciências. Quais os limites entre o eu, o outro e o mundo para a compreensão da nossa liberdade?
Dia 13 de novembro – quarta-feira – 15h e 19h – Shopping Jaraguá
Exibição do filme “Cesar Deve Morrer”
Sinopse: a peça teatral "Júlio César", de William Shakespeare, é encenada por um grupo de prisioneiros da prisão de segurança máxima Rebibbia, localizada em Roma. Ao mesmo tempo que funciona como registro documental, trabalha a ficção por trás da trama original. Dirigido pelos irmãos Paolo e Vittorio Taviani (de “A Noite de São Lourenço”) e vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim 2012.
Dia 16 de novembro – sábado – 14h – Sala Acrísio de Camargo
Festival Proscênio – Peça Ao Revés do Papel – Grupo Preto no Branco, de São Carlos
Elenco: Ana Garbuio, Bruno Garbuio, Nádia Stevanato. Diretor: Fernando Cruz. Duração: 45 min. Drama. Indicação: 12 anos.
Sinopse: três andarilhos, unidos a um destino maldito, vagueiam em busca de lugares para contarem histórias: a de uma menina que dançou com o Diabo e a de uma prostituta que desejava se casar. Impregnarem as cabeças e bocas e mostrarem-se crus e vivos - frutos de suas histórias – nutrem a continuidade de suas trajetórias e a esperança de que todos têm uma história para contar.

Dia 16 de novembro – sábado – 18h – Sala Acrísio Camargo
Festival Proscênio – Peça A Menina On – Grupo Hiatos em Atos, de São José dos Campos
Elenco: André Alves, Cláudia Savastano, Diego Fonjac, Mariana Ramires, Silvia Nina, Stella Maris. Direção: Dagmar Siquiera. Texto: Diego Fonjac. Duração: 30 min. Comédia.

Dia 16 de novembro – sábado – 21h – Sala Acrísio de Camargo
Festival Proscênio – Peça A Greve das Pernas Cruzadas – Coletivo Teatral Commune, de São Paulo
Elenco: Janaína Porto, Danielle Lopes, Roberto Revaldi, Augusto Marin, Filipe Lacerda, Renata Becker. Duração: 1h10 - Comédia Satírica com máscaras.
Sinopse: adaptação da peça "Lisístrata", do teatrólogo grego Aristófanes. Uma das inspirações para esta versão foi a greve de sexo realizada por cerca de 300 mulheres colombianas da cidade de Barbacoas, em 2011, que reivindicavam com o governo a reforma de uma estrada estratégica. A ousadia formal da trupe dirigida por Augusto Marin é desenvolver a encenação com base nos artifícios da "commedia dell'arte" --surgida séculos após a comédia grega-- e em referências atuais. Além disso, evoca acontecimentos contemporâneos, como a crise na Grécia ou a Marcha das Vadias.

Dia 17 de novembro – domingo – 17h – Sala Acrísio de Camargo
Festival Proscênio – Peça Ameixa sobre o Tempo – Grupo Farrapos Delirantes, de Americana
Elenco: Allan Araujo e Éverton Gatti. Direção: João Nalão. Texto: Aristides Vargas. Duração: 40 min – Drama.
Sinopse: a peça traz um dialogo poético e citações com pitadas de humor e revela a personalidade de duas mulheres de gerações distintas. Um pé de ameixa na casa onde a avó produz um vinho feito de fruta acaba se transformando no elemento central para as definições da vida delas: a morte se relaciona com as ameixas apodrecidas e a juventude com as maduras, que aos poucos perdem a sua forma perfeita.

Dia 17 de novembro – domingo – 21h – Sala Acrísio de Camargo
Festival Proscênio – Peça Maria, Sou Eu – Grupo Por Volta de Logo Depois, de Piracicaba
Elenco: Alessandra San Martin. Direção: João Nalão. Texto: Alessandra San Martin. Duração: 45 min – Drama.
Sinopse: o monólogo aborda a necessidade da verdade e a violência da ditadura militar brasileira no corpo e na alma de uma mulher, que tenta se lembrar de seu passado, bloqueado por uma memória que não deseja recordar.

Dia 23 de novembro – sábado – 14h - Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol
Festival Proscênio – Peça Maria Peregrina – Grupo Os Marias, de Pirassununga
Elenco: Almir Rogério, Rebecca Helena, Willian Silva, Marco Pavani, Milena Senhorini
Direção: Marco Pavani. Duração: 50 min – Tragicomédia.
Sinopse: auxiliada por um romeiro, uma mulher que vivia embaixo de árvores resiste na peregrinação em busca de si mesma, entrelaçando três histórias evocativas de sua trajetória que oscilam entre a paixão desmedida, o humor ingênuo e o drama da identidade revelada. A primeira história recria o lendário crime passional da Cabocla Teresa – música de Raul Torres e Florêncio, num cenário de festa de Folia de Reis. A segunda, apoiada num conto popular, transcrito por Monteiro Lobato; e a terceira, que recria um texto do teatro NÔ, evidenciando a fatalidade de sua incessante busca.

Dia 23 de novembro – sábado – 17h - Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol
Festival Proscênio – Peça O Broto – Grupo Di Atus, de Santa Bárbara D´Oeste
Duração: 80 min – Drama. Indicação 10 anos.
Elenco: Bruno Peres, Helton Carlos, Lays Ramires, Marcela Isler, Matheus Luis, Valéria Nepomuceno. Direção: Otávio Delaneza.
Sinopse: a peça conta a história dos brotos, existências que precisam de um solo fértil para se desenvolverem. Partindo da ideia de que muito do que acontece na vida deve partir de dentro para fora, o grupo propõe uma profunda reflexão sobre os ciclos da vida.

Dia 23 de novembro – sábado – 21h - Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol
Festival Proscênio – Peça Menino Luz – Grupo Foradecena, de São Paulo.
Duração: 50 min – Drama.
Elenco: Silvia Masulo. Direção: Durval Mantovaninni. Texto: Pierce Willians Corrêa e Silvia Masulo.
Sinopse: com o objetivo de defender o vínculo entre os doentes internados em clínicas psiquiátricas e seus familiares, o monólogo fala da loucura e da irracionalidade através da história de uma mulher, interpretada pela atriz Sílvia Musulo, que vive enclausurada em uma clínica psiquiátrica. A vida da personagem muda, quando ela passa a contar a história de um menino iluminado e entra em um universo paralelo, pois suas próprias narrativas passam a se mesclar com as do garoto.

Dia 24 de novembro – domingo – 19h30 – Sala Acrísio de Camargo
Peça O Boi e o Burro – com professores e alunos da Rede Municipal de Educação.
Direção: Henrique Steve. Adaptação: Henrique Steve (Texto Original de “Maria Clara Machado”).
Pede-se a doação de um brinquedinho novo (R$2,00 com carimbo INMETRO) na troca do ingresso, que será doado para o Funssol.
Sinopse: de forma simples e bem humorada, mas muito comovente, a história conta o nascimento de Cristo através do ponto de vista do Boi e do Burro, que chegam a sua casa depois de mais um dia de trabalho e coisas “estranhas” começam a acontecer. É muito divertida a maneira como os Anjos ajudam “O Boi e o Burro” na preparação do estábulo, para o grande acontecimento. Contudo, o mundo se modificou depois desse dia, pois um dos maiores Mistérios da Cristandade aconteceu naquele lugar, o Nascimento do Filho de Deus.

Dia 24 de novembro – domingo – 16h - Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol
Festival Proscênio – Peça “M” – Grupo Cia Loucos do Tarô, de São Paulo.
Duração: 60 min – Drama.
Elenco: Ronaldo Vilar, Sandro Santos, Carol Mafra, Carlos Jordão, Danilo Miniquelli. Direção e texto: Mauricio Spina. Sinopse: a peça conta a história de um homem velho e inválido, sentado em uma cama em um lugar não especificado, que dialoga com a plateia. Não tendo memória, procura contar uma estória para ocupar o tempo de alguma forma, criando personagens arquetípicos, que dialogam e interagem com seu criador. Porém, em algum momento, o homem perde o controle da estória e acaba se desviando para um caminho que ele não queria.

Dia 24 de novembro – domingo – 20h30 - Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol
Festival Proscênio – Peça Duas Meninas nos Trilhos – Grupo Trupe Ventri-Loucos, de Jaguariúna.
Duração: 45 min – Drama. Indicação: 14 anos.
Elenco: Carol Magazoni e Julia Prudêncio. Direção: Felipe Veres.  Texto: Carol Magazoni, Felipe Veres e Julia Prudêncio.
Sinopse: peça de finalização do Projeto Ademar Guerra do Estado de São Paulo em 2012. Quatro caminhos traçados pelo trilho... Duas Meninas se encontram no cruzamento... Uma traz consigo a fuga e a outra a lembrança. O que as Duas Meninas no Trilho tem em comum é a busca pela liberdade... Mas qual o melhor caminho? Tudo acontece ali, naqueles quatro caminhos, no trilho, no cruzamento...

Dia 29 de novembro – sexta-feira – 21h - Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol
Festival Proscênio – Peça Amém – Grupo Um e Outro, de Araçatuba.
Duração: 75 min – Drama.
Elenco: Laerte Silva Junior. Direção: Alexandre Melinsky.
Sinopse: Espetáculo solo de teatro, é um drama cômico movido por forte ideologia e ativismo que, entretanto, em momento algum relega a qualidade artística e beleza estética a um segundo plano. A bandeira que se levanta em “Amém!” é pelo respeito à diversidade e por um país realmente laico. A personagem principal, Clara, tem um quê de mistério e androginia. É careca, tatuada, usa maquiagem escura e figurino fashion em tons neutros que deixa seus seios inexpressivos à mostra. Uma aparência pouco provável para quem se apresenta como fundadora de uma nova igreja. O monólogo ocorre em um cenário surreal, clean, com farta utilização de recursos audiovisuais. Um espetáculo para rir, chorar, divertir, refletir e pôr à prova nossos conceitos e comportamentos.

Serviço

Novo Centro Cultural Morada do Sol - Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, nº 5924 - Jd. Morada do Sol
Sala Acrísio de Camargo – Ciaei - Avenida Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3.665 - Jardim Regina
Shopping Jaraguá - Rua 15 de Novembro 1.200 - Centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário