sexta-feira, novembro 01, 2013

Andarilho Bar e Restaurante recebe a exposição ‘Fruturo’, do jornalista Paulo Planta




Evento ainda terá apresentações musicais de convidados

Campinas, 01 de Novembro de 2013 – Ao longo de 20 anos de carreira, o jornalista Paulo César Lizardo, mais conhecido como Paulo Planta, tem captado imagens que retratam o cotidiano, de paisagens da natureza, animais, pessoas e suas viagens pelo Brasil. Parte desse trabalho diário, agora, será transportado para a exposição “Fruturo”, que o profissional promoverá no Andarilho Bar e Restaurante, a partir do dia 5 de novembro. Serão apresentadas 23 imagens postadas em seu blog “O Papo Que Rola”, que está completando cinco anos, e selecionadas pelo fotógrafo Carlos Bassan, especialmente para esta exposição.

Segundo Planta, o tema da mostra, “Fruturo”, é o título de uma poesia escrita por ele ao cultivar uma horta no quintal de sua casa, que rendeu algumas das fotos escolhidas para a exposição. “O título dessa mostra reflete o fruto maduro, que será colhido no futuro, resultado das "sementes" que plantamos durante a vida”, explica ele.

De acordo com o jornalista e fotógrafo, as fotos serão colocadas à venda, ao valor de R$ 30,00 cada e todo o lucro obtido será revertido para a Associação Terapêutica Cristã (ATC) de Campinas, entidade sem fins lucrativos que atua na recuperação de usuários de álcool e outras drogas. “Como as fotos serão vendidas, a ideia é que a exposição termine assim que todas forem adquiridas”, diz ele.

Para a abertura da exposição, que também marcará os cinco anos do Blog hospedado no Portal RAC, foram programadas apresentações musicais com Nilson Ribeiro e Henrique Torres (couvert de R$ 10,00), a partir das 20h.

SOBRE PAULA PLANTA
Paulo Cesar Lizardo é jornalista formado pela PUC-Campinas e atua há mais de 20 anos na imprensa da região de Campinas, 17 deles na RAC (Rede Anhanguera de Comunicação), onde,  entre outras funções, ocupou o cargo de editor-executivo do jornal Diário do Povo.
O pseudônimo Paulo Planta foi adotado durante a passagem de um ano pela Fecamta (Federação Campineira de Teatro Amador). Planta estudou fotografia com o professor Nelson Chinalia e aprofundou sua paixão pelas imagens trabalhando, como repórter e editor, ao lado dos mais importantes repórteres-fotográficos da região, entre eles  Carlos Bassan,  curador desta mostra.
Planta não é fotógrafo profissional, mas capta imagens quase que diariamente para o blog O Papo que Rola. O jornalista, que teve fotos publicadas pelos jornais onde trabalhou, gosta de escrever contos e poesias, alguns deles reunidos no livro Diversos, que teve edição independente. Ele se define como um sonhador e vê como atual uma mensagem escrita ainda na adolescência: “Acredito, sinceramente, que a Terra será um dia a mais bonitas das poesias. E os seres humanos, rimas perfeitas”.  
Esta é a segunda exposição do jornalista. Ele já levou seus trabalhos para a mostra "Estação Ocupada", durante uma das edições da Campinas Decor, quando fotografou as pichações e os grafites do prédio da Estação Guanabara (que foi recuperada) e as colocou em exposição durante o evento.

O Andarilho Bar e Restaurante fica na Rua Sampainho, 197, Cambuí, telefone (19) 3254-3721.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário