quinta-feira, março 21, 2013

ARTISTAS DEBATEM IDÉIAS E RECEBEM RETORNO EM REUNIÃO COM A CULTURA



Durante novo encontro secretária falou sobre projetos

A Secretaria Municipal de Cultura realizou na quarta (20) nova reunião aberta aos artistas de Indaiatuba, na sede da pasta na Praça Dom Pedro II. O objetivo foi receber sugestões e críticas relacionadas ao fomento cultural na cidade e ainda dar retorno aos participantes das idéias debatidas na primeira reunião de 2013, que aconteceu em fevereiro. Para a secretária municipal de Cultura Erika Hayashi Kikuti, este contato direto com os artistas do município é fundamental para a elaboração de projetos que atendam de fato os anseios da comunidade. “Ninguém melhor que o próprio artista para nos ajudar a ter uma visão mais abrangente das características de cada área e elaborar novos projetos”, diz Erika. “Precisamos desta troca”.
A secretária abriu a reunião contando sobre o novo espaço que a Cultura está fechando em parceria com o Polo Shopping, que cederá uma sala para a exposição permanente de obras dos artistas da cidade e que era uma das demandas registradas no encontro de fevereiro. Falou também, entre outras ações, da retomada do programa Fazendo Arte, que levará atividades culturais aos bairros da cidade nos finais de semana, de novas oficinas de fotografia programadas e do foco atual na ocupação do novo centro cultural do Jardim Morada do Sol. “Estamos com oficinas praticamente lotadas lá, o que nos dá muita satisfação. Ali,como nos outros núcleos, a cultura tem um papel social de colocar cada vez mais crianças para dentro das oficinas, ajudando a tirá-las das ruas e este é o nosso esforço hoje. Remanejamos professores para lá e estamos estudando inclusive eventos no local para mostrar nossos cursos e oportunidades à população. Uma idéia inclusive é promovermos oficinas para as mães enquanto aguardam os filhos”, destacou a secretária. Outros projetos em vista, segundo Erika, englobam a humanização dos postos de saúde e hospitais, com manifestações culturais nestes locais, o trabalho envolvendo a terceira idade e contação de histórias de vida.
A pauta abordou ainda o Mapa Cultural e a Virada Cultural. “Este ano temos seletiva para o Mapa Cultural, queria convidar todos os artistas a se inscreverem, o regulamento e a ficha de inscrição já estão no site da Prefeitura. Quanto à Virada Cultural, sempre temos pedidos dos artistas locais para participar. No entanto, ao contrário de projetos do Estado como o próprio Mapa Cultural, Circuito Cultural, o Proac e o Revelando SP, que tem como meta valorizar a cultura do interior, a Virada tem outro objetivo, que é o de trazer à cidade artistas que normalmente estão restritos aos circuitos das grandes cidades. Vamos então preparar uma programação paralela, fora do palco principal do evento e em horários alternativos, com os artistas locais para acontecer junto com a Virada. Aqueles artistas que quiserem participar desta programação paralela já podem nos contatar no telefone da secretaria ou no e-mail cultura@indaiatuba.sp.gov.br”, disse Erika.
Serviço
Secretaria Municipal de Saúde – Praça Dom Pedro II, s/n – Centro – Tel: (19) 3825-2056

Nenhum comentário:

Postar um comentário