terça-feira, junho 26, 2012

Inauguração do Café La Fée




Há minutos recebi de Kleber Patrício um e mail dizendo que havia pedido para Fabiana, sócia proprietária do La Fée, que será inaugurado logo mais, um texto que contasse sobre a proposta de seu novo café. No email ele comenta que preferiu enviá-lo direto sem transformá-lo em texto jornalístico. Entendo já que as palavras de Fabiana foram tão entusiastas e carinhosas como uma mãe que apresenta seu filho a sociedade. Sucesso às sócias Fabiana e à Andréa!!!


Após (ou melhor, dizendo, durante) minha experiência na França (estágio em Gastronomia), surgiram algumas ideias, como a de abrir uma loja de tortas, ou algo assim. Além dos parques e livrarias, meus lugares preferidos eram os cafés, onde você comia alguma coisinha, tomava um capuccino, mocha ou algo do gênero, pegava um livro e passava horas agradáveis... Entrar na Internet também era uma opção interessante. Outro programa que adorava era ir almoçar ou jantar e comer algo diferente em um lugar bacana, tomar um vinho ou uma cerveja.
Ao finalizar o estágio na França, eu e a Andréia agendamos uma viagem de 30 dias pela Europa, nossa viagem dos sonhos! Organizamos o roteiro e passamos por oito países; ora de avião, ora de trem. Mesmo que a ideia de abrir um novo negócio não existisse propriamente, estávamos em uma excursão a novos lugares (e, sim, novos sabores também), com a ressalva de que a Andréia é vegetariana (assim vimos como é um desafio criar opções neste sentido), mas com grandes surpresas. Assim nos encantamos com as possibilidades; na Bélgica e França, as sobremesas incrivelmente bem elaboradas; os cafés e restaurantes de fast food de alto nível na Escócia; a cozinha internacional da Inglaterra e País de Gales; as pastas da Holanda, Itália e Alemanha, etc.
Ao voltar, começamos a pensar; algo muito despretensioso, uma busca por um local - e no final foi como se o universo conspirasse ao nosso favor e hoje acreditamos que não teria local mais perfeito.
O nome La Fée veio, como tudo que é relacionado com o café, com certa magia e encantamento; assim, nada mais justo que o café tivesse o nome de uma figura feminina, a fada que representa a magia e o encanto feminino, que rimasse com café (não em francês mas em português) de pronúncia fácil e que em português remetesse à palavra fé (nada mais justo, visto que acreditamos e temos fé de que será algo bem sucedido).
A principal referência do café é a França, sem dúvida, não é à toa que o nome é francês. A decoração será bastante voltada à França, assim como o cardápio terá algumas referências da França. A idéia é um local cosmopolita, mas com fortes referências europeias que se reflitam um pouco no cardápio, mas com características brasileiras (inclusas opções de cardápios em francês/inglês para o público estrangeiro, que vem crescendo na cidade).
Amplo, com diversos ambientes e onde o cliente pense em passar antes de ir a algum compromisso (ou que seja uma ponte entre dois compromissos em vez de voltar para casa), onde possa entrar na Internet, ler um livro, uma revista ou jornal, comer uma gourmandise, tomar um café despreocupadamente porque não precisa ter pressa de ir embora. Encontros entre amigos ou de negócios, uma refeição leve e rápida no almoço, jantar em um ambiente agradável com comidas saborosas e leves ou passar depois do jantar para comer uma sobremesa.
O café será aberto pelas sócias Andréia e Fabiana de Lima.
O cardápio terá referências da nossa vida familiar, do restaurante da família (Lima Restaurante) e das nossas experiências mundo afora.

2 comentários: