quarta-feira, março 04, 2015

Espaço do Wlady - Curtas & Cults



A Guerra do Paraguai

O ator Jairo Mattos conta que a reprise da novela O Rei do Gado, no Vale a Pena Ver de Novo, está batendo, de longe, a audiência da novela das sete. Prá mim, isso é sinal de que já não se fazem novelas como antigamente. O Rei do Gado fez muito sucesso na época de sua estreia e grande parte de suas cenas foram gravadas aqui em Indaiatuba. Aliás, Jairo Mattos tem andado de novo pelo pedaço, ele é o ator de um filme que está sendo gravado em Amparo e Hortolândia. E, em abril, vamos vê-lo novamente na telinha participando da minissérie A Guerra do Paraguai, que o History Channel está produzindo e filmando no Uruguai. Jairo Mattos ganhou um personagem maravilhoso para compor: ele vai ser o imperador Dom Pedro II nessa malfadada guerra que não precisava ter sido feita, da qual até hoje o Brasil paga o preço. Aguardem e assistam!

Figura da Dança

A São Paulo  Companhia de Dança, mantida pelo Governo do Estado, não se preocupa, apenas, em fazer dança. Ela também cuida de preservar a memória dessa arte por meio da criação de um programa que se chama Figuras da Dança e que consiste em gravar em DVD a trajetória de bailarinos e coreógrafos brasileiros que se tornaram marcantes e importantes nessa área. Esse programa já existe há vários anos e acaba de sair do forno mais um pacote de DVDs com biografias dançantes de Mara Borba, Paulo Pederneiras, Eliana Caminada e Jair Moraes. Todos os DVDs vêm acompanhados de um booklet com a biografia e a cronologia de cada figura. Eu tive a honra de escrever os textos do livro que acompanha o DVD de Mara Borba, uma mulher fascinante que nasceu aqui pertinho, em Leme, fez enorme sucesso em São Paulo (principalmente com o solo A Rainha do Frango Assado) e trilhou uma brilhante carreira em palcos alemães. Esses DVDs são distribuídos gratuitamente para escolas, é só escrever para a São Paulo Companhia de Dança, se cadastrar e receber o pacote.

Um adeus dolorido

O Centro de Convivência de Campinas ficou famoso pela sua arquitetura e pela sua programação. Hoje, esse monumento está fechado à espera (longa) de uma reforma estrutural. Porém, sua programação cultural já estava inativa há muito mais tempo e todos são unânimes em apontar a gestão do produtor Carlos Braggio como aquela que fez do Centro de Convivência uma referência de programação cultural. Portanto, isso faz de Carlos Braggio uma Figura da Programação, parafraseando o projeto da São Paulo Companhia de Dança. Infelizmente, Carlos Braggio morreu no primeiro dia deste mês de março. Deixa um vazio enorme na alma dos amigos e na cultura campineira! R.I.P.

Parceria Internacional

Indaiatuba é uma cidade musical e o sucesso do Maio Musical é uma conseqüência dessa premissa. O que não faltam por aqui são músicos de alta qualidade, como o violonista clássico Fred Carrilho, que agora está entrando no circuito musical europeu. Fred acaba de fazer uma parceria com o grupo do sueco de Björn Nyberg. O resultado fabuloso dessa parceria a gente pode conferir na gravação de Ants in My Pants, já disponível no Youtube. A participação de Fred Carrilho tem sido muito elogiada, por conta de seus solos de grande expressividade e virtuosismo, já característicos de suas performances. Fred, inclusive, se dá ao luxo de exibir uma abordagem mais jazzística com enfoque em estilos como a bossa-nova e, em especial, com a sonoridade e linguagem do Violão Brasileiro. Infelizmente, não há nenhuma previsão de assistirmos a esse crossroad ao vivo, aqui em Indaiatuba. E viva o Youtube!

Qualidade Confirmada

Em compensação, o CIAEi anuncia dois grandes espetáculos  musicais para os próximos dias. Além de obrigatórios, são gratuitos. Neste sábado, celebrando o Dia Internacional das Mulheres, o trio Mulheres em Acorde faz show com músicas de compositores de Minas gerais. E na sexta-feira, dia 13, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba realiza concerto tendo como solista convidado o violoncelista André Micheletti.
No show deste sábado, o Mulheres em Acorde revisita sucessos de gente que pertenceu ao Clube da Esquina, aquele liderado por Milton Nascimento. Oportunidade excelente para viajar no tempo das belas composições com as vozes perfeitas de Sonia di Morais, Monica Ávila Domingues e Sara Bonfim.  Elas serão acompanhadas pelos instrumentistas Gerson Lima Filho (bateria), Olívio Souza Filho (acordeon), Swami Jr (violão) e Viktor de Lima (contrabaixo), com arranjos de Swami Jr e Sonia Di Morais.
Já o Concerto da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba terá a regência do maestro Paulo de Paula com obras de Mozart, Haydn, além de uma incursão pelo gênero popular, com músicas de Edu Lobo e Capinan. E quem vai estar na primeira fila para aplaudir com entusiasmo essa apresentação será a batalhadora Lourdes Baraldi, que administra a orquestra e também o coral da comunidade suíça. E os dois eventos começam às 20h e só acontecem porque contam com o apoio e a realização da Secretaria Municipal de Cultura.












Wladimir Soares
wladysoares@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário