Espetáculo gratuito às 20h incluirá do barroco à MPB
A Orquestra de Indaiatuba, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, abre a temporada 2013 com concerto na Câmara Municipal, no próximo sábado, dia 27, às 20h, com entrada gratuita. No programa estarão obras consagradas que irão desde o barroco até sucessos da música popular brasileira, incluindo Kanon (Johann Pachelbel – 1653-1706), Divertimento em Ré Maior, K136 (W.A. Mozart – 1756-1791), Serenata para Cordas, Op.20 (Edward Elgar – 1857-1934), Luiza (Tom Jobim – 1927-1994) e Burrico de Pau (Carlos Gomes – 1836-1896). Informações (19) 3825-2056.
Detalhes da programação
Kanon (Johann Pachelbel – 1653-1706) - compositor do barroco alemão. Muito comum na música coral, os cânones têm uma construção característica onde as vozes ou instrumentos executam a mesma melodia, porém iniciando em momentos diferentes. A maestria do compositor está em criar melodias que, apesar desta defasagem, soem de forma harmoniosa, como este Kanon, que é uma das obras mais conhecidas do repertório clássico.
Divertimento em Ré Maior, K136 (W.A. Mozart – 1756-1791) - Os divertimentos pertencem a um gênero musical cuja finalidade principal era o entretenimento, sendo geralmente tocados em reuniões sociais, mais ou menos o que chamaríamos hoje de “música de fundo”. Foi escrito quando o compositor tinha apenas 16 anos e reúne as principais qualidades de Mozart: expressividade melódica e equilíbrio das formas.
Serenata para Cordas, Op.20 (Edward Elgar – 1857-1934) - O compositor inglês é hoje mais conhecido por suas Marchas para Pompa e Circunstância, escritas para as cerimônias da coroa britânica quando Elgar ocupou a posição de Mestre de Música Real. Assim como os divertimentos, as serenatas também tinham como finalidade o entretenimento dos ouvintes, sendo geralmente uma composição de caráter mais ligeiro.
Burrico de Pau (Carlos Gomes – 1836-1896) - o último movimento da Sonata para Cordas de Carlos Gomes. Esta é uma das raras obras instrumentais de Carlos Gomes que tem sua obra voltada quase que exclusivamente para a ópera. Neste movimento, o compositor procura reproduzir não apenas o cavalgar do burrico, mas também seus relinchos e rosnados.
Serviço
Câmara Municipal de Indaiatuba - Rua Humaitá, 1.167 – Centro
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