segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Indaiatuba entre 44 cidades candidatas a cidade-sede para Copa


 

A cidade de Indaiatuba recebeu no último sábado, dia 25, a visita dos representantes do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014. Munido de equipamentos especiais e câmeras, o grupo fez uma vistoria no Centro Esportivo do Trabalhador, na Avenida Conceição. O objetivo foi verificar as condições de infraestrutura, campos de futebol e demais instalações do complexo esportivo. As informações irão embasar a análise da candidatura do município a cidade-base durante o Mundial no Brasil. “Para nós, já é uma satisfação ter ficado entre as 44 cidades selecionadas no Estado de São Paulo, frente mais de 200 candidatas iniciais”, destaca o secretário de Esportes, Maurício Baroni. “Além da tradição esportiva da cidade, estamos convictos de que as condições que oferecemos hoje para a prática de inúmeras modalidades nos capacita a concorrer em igualdade de condições com qualquer outra cidade. Em complemento, temos a facilidade de acesso, com a proximidade do Aeroporto de Viracopos”, diz.

A vistoria foi minuciosa, com o preenchimento inicial de detalhado questionário sobre o complexo e a análise das plantas do Centro Esportivo. Em seguida, os membros do COL fotografaram e mediram os campos de futebol, onde uma amostra da grama foi retirada para registro das condições do solo e foram fornecidos detalhes sobre o sistema de irrigação e drenagem. Também foram visitados vestiários, piscinas e as quadras de peteca e poliesportiva. A equipe da secretaria de Esportes ainda esclareceu dados sobre facilidade de acesso por helicóptero para eventuais emergências, condições de privacidade e espaço para estacionamento de carros e ônibus.

As cidades-base devem ser anunciadas até o final de março ou começo de abril, compondo um número total entre 80 e 90 localidades em todo o Brasil. As selecionadas participam de um catálogo a ser enviado a todas as seleções que disputarão a Copa 2014 e também terão acesso a linhas especiais de financiamento para implementar as melhorias que forem apontadas como necessárias pelo COL, além de poder captar recursos através da Lei de Incentivo ao Esporte (Lei nº 13.918/09). “Cada seleção tem a liberdade de escolher a cidade-base que desejar”, explica Baroni. “No entanto, se tivermos a satisfação de ver Indaiatuba entre as cidades-base, já será excelente, pois poderemos oferecer condições ainda melhores à população que já utiliza o Centro Esportivo”, finaliza.

Por Adriana Panzini
Foto de Eliandro Fiqueira ACS/PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário