segunda-feira, março 02, 2015

Nova exposição da artista Vani Caruso em Campinas





A cultura oriental nas formas e símbolos da nova exposição da artista Vani Caruso, no Tênis Clube de Campinas, de 10 de março a 5 de abril

Mostra reúne 20 trabalhos e tem entrada gratuita

A artista visual Vani Caruso foi buscar na rica e emblemática cultura oriental os motivos e formas que compõem sua nova mostra individual, “Ensō – o círculo ressignificado”. A exposição, com vernissage no dia 10 de março, às 19h30, pode ser conferida até 5 de abril, na Galeria Geraldo Jürgensen, no Tênis Clube de Campinas. A entrada é gratuita.

Esta série reúne 20 obras inspiradas em mandalas, relacionando lugar, espaço e tempo como integração do espírito, corpo e mente, denominada ‘Ensō’ – círculo, em japonês, que “simboliza iluminação, força, elegância, o todo e o vazio, e também a própria estética japonesa”, descreve a artista.

“A cultura japonesa sempre esteve presente em meus trabalhos. Busco, através de imagens, retratar formas que não façam sentido a um primeiro olhar, mas que nos remetam a algo familiar. Um lugar entre a realidade e a fantasia”, completa.

Vani Caruso iniciou os estudos e trabalhos desta série há quatro anos. “Os símbolos estão no centro e constituem o universo imaginário do meu processo”, afirma. Segundo ela, o contexto oriental é “ressignificado na busca de uma nova narrativa que traga um sentido para a tradição, o simbolismo e a riqueza oferecidos por essa cultura”.

Vani Caruso, formada em Matemática, com habilitação em Desenho Geométrico e Física, radicada em Campinas, trabalha com artes visuais desde 2001. Participou de várias individuais e coletivas em várias cidades da região de Campinas, como no Espaço Sylvia Ferro e Espaço Cultural Arquitec, e doou uma obra para o Instituto Tomie Ohtake, feita especialmente em homenagem à grande artista.

Serviço
Exposição “Ensō – o círculo ressignificado”
Artista: Vani Caruso
Quando: vernissage dia 10 de março (terça-feira), 19h30.
Aberta à visitação até 5 de abril.
Onde: Galeria Geraldo Jürgensen, no Tênis Clube de Campinas (Rua Cel. Quirino, 1346 – Campinas. SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário