sexta-feira, agosto 30, 2013

Vamos Ajudar


INDAIATUBA SUPERA OS 220 MIL HABITANTES SEGUNDO ESTIMATIVA DO IBGE

Entre 2003 e 2013 população da cidade cresce 37,6%

Indaiatuba atingiu 222.042 habitantes em 1º de julho, conforme estimativa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta semana. O número representa aumento de 37,6% nos últimos 10 anos e é o quinto maior crescimento percentual da RMC (Região Metropolitana de Campinas).
Em 2003 o município tinha 161.252 habitantes e em 1993 eram 108.544. Entre 93 e 2003 o crescimento fechou em 48,5%. Isso representa uma desaceleração na década atual, quando o aumento foi 10,9% menor.
O mesmo ocorreu na RMC como um todo. Em 1993 a população era de 1.966.260 e em 2003, 2.483.594, aumento de 26,3%. Agora em 2013, o número chegou a 3.006.096, ou acréscimo de 21%. O número é 5,3% menor que o da década anterior. Analisados separadamente os 19 municípios da região, não há um padrão de crescimento.

Brasil
Nos últimos 40 anos, a população brasileira dobrou e o país alcançou em 1º de julho, conforme o IBGE, 201.032.714 habitantes. Segundo o instituto, ao contrário do crescimento rápido do passado, a tendência agora é de aumento em ritmo mais lento, até que em 2043 ela começará a diminuir.
O recorde de população em 2042 será de 228,350 milhões e em 2060 a população cairá para 218,173 milhões. Em 18 anos ocorrerá uma redução de 10,1 milhões de habitantes.

Em Algum Lugar no Passado - Pinduka's Antigo





Parque Ecológico é o pulmão de Indaiatuba


                                 Local é referência para quem busca morar com qualidade de vida


Considerado um dos maiores parques urbanos do País, o Parque Ecológico representa hoje o pulmão de Indaiatuba. Com oito quilômetros de extensão, 13 lagos e uma faixa verde com 76 espécies diferentes de árvores, o Parque deu novo rumo ao crescimento da cidade a partir dos anos 2000, transformando-se em uma das regiões mais procuradas e valorizadas por quem busca qualidade de vida.

O Parque Ecológico foi projetado na década 80 pelo renomado arquiteto e urbanista Rui Othake, cuja visão ambiental permitiu desenhar um projeto que valorizasse os recursos naturais existentes na área. Assim, ao invés de canalizar o Córrego Barnabé e abrir uma avenida junto ao seu leito, ele propôs o afastamento das avenidas marginais para criar uma área verde ao longo do rio, preservando as nascentes. Dessa forma, foi possível construir os lagos, que embelezam o parque, servem como lazer para a população e contribuem para que não ocorra enchentes na região.

A criação da área verde permitiu a instalação de equipamentos de lazer e esportes abertos à população, como quadras poliesportivas, playgrounds, pista para caminhada, pistas de skate, bicicross e ciclovia, além de espaços para atrações culturais. O Parque Ecológico também preserva fragmentos de vegetação com espécies nativas variadas, que valorizam ainda mais sua importância para o meio ambiente.

Melhor lugar para morar

Devido as suas características naturais, o Parque Ecológico é uma das regiões que mais sealoriza no município, atraindo moradores e investidores para seu entorno. Em sua margem esquerda, houve uma expansão do mercado imobiliário, com empreendimentos verticais que só puderam ser construídos com as mudanças do Plano Diretor, a partir de 2001. Empreendimentos comerciais também estão se expandindo por toda a região, criando um verdadeiro corredor de serviços para a população que vive nos bairros próximos.  

Primeira construtora a acreditar no potencial de desenvolvimento do Parque Ecológico com o lançamento do Piazza Treviso, em 2002, a Congesa tornou-se a empresa com maior número de empreendimentos nesta área. "Fomos pioneiros no Parque Ecológico e, devido às fortes parcerias firmadas com proprietários de áreas, conseguimos alavancar outros empreendimentos na região", afirma a diretora da Congesa, Adriana Mazzoni.

De acordo com Adriana, o que se destaca no Parque Ecológico é que, mesmo com o crescimento, ele conserva sua principal característica: a integração com a natureza. "Hoje há inúmeros pontos comerciais e de serviços em seu entorno, mas o que é mais especial no Parque Ecológico é a sua área verde e os espaços de lazer e esportes para a população viver com qualidade", finaliza.

Passeio Ciclístico


O  passeio ciclístico de Dia dos Pais do Instituto de Educação Perini e Escola Infantil Cata-Vento que aconteceu sábado, dia 24, no Parque Ecológico, teve a participação do Yázigi Indaiatuba e foi um grande sucesso. Confiram as fotos.









Em Algum Lugar no Passado - Saudades do Wladimir Soares - Cont.





Em Algum Lugar no Passado - Nos Tempos de TV Sol



Lar de Velhos & Espaço Dia inaugura ampliação

O Lar de Velhos & Espaço Dia Emmanuel inaugurou nesta quarta-feira, dia 28 de agosto, sua obra de sua ampliação.
Ela foi iniciada em abril de 2012 e concluída em agosto de 2013, totalizando recursos de R$ 1,3 milhões. O dinheiro foi arrecadado por meio dos bazares, demais eventos realizados pelo Lar de Velhos e doações.
Durante o discurso de inauguração da obra, Izildinha Lopes, presidente do Lar, lembrou da importância da ajuda de toda a comunidade e empresários locais para que o projeto fosse finalizado.
O diretor médico da entidade, doutor Fabrício Badino, salientou em seu discurso que a nova obra dará continuidade ao belo trabalho de assistência médica e de enfermaria que já é prestada aos moradores do Lar.
O assessor jurídico voluntário da entidade, doutor Ricardo Reis, destacou que a garantia de condições básicas de saúde e bem-estar ao idoso é prevista por legislação e que o Lar mais uma vez cumpre tal papel com a nova obra.
O último a usar a palavra foi o senhor Antônio Packer, fundador do Lar de Velhos, que além de citar histórias interessantes da entidade, contou como tudo começou. “Hoje vejo que fomos a semente de um projeto que cresce cada vez mais”, disse.
 O Lar de Velhos & Espaço Dia Emmanuel é uma entidade filantrópica mantida pelo Centro Espírita Apóstolos do Bem, de Indaiatuba.
A nova obra anexa contempla enfermaria com 40 leitos onde seus moradores continuarão recebendo atendimento rotineiro por equipe médica e multidisciplinar além de cuidados de enfermagem 24 horas.
A obra ainda contempla quatro consultórios médicos, salas para atendimento psicológico, de terapia ocupacional e assistência social, além de sala de estar e espaço ecumênico.
Além da inauguração do dia 28, no dia 1º de setembro, a partir das 14 horas, o Lar de Velhos & Espaço Dia Emmanuel apresentará a nova obra à população.
Segundo Izildinha Lopes, diretora da entidade, a festa do dia 1º será para apresentar ao povo o que é possível fazer quando há a colaboração da população.
A festa contará com música e todos estão convidados a prestigiar. 

A Entidade
O Lar de Velhos Emmanuel foi fundado há 49 anos e, inicialmente, atendia idosos e cegos carentes da cidade. Atualmente, a entidade abriga idosos com mais de 60 anos de idade, carentes e sem familiares que recebem no local assistências alimentar e médica, vestuário e lazer, além de assistência afetiva.
A entidade sempre contou com a ajuda da população que ajudou a construir a primeira e a segunda parte do prédio em sistema de mutirão.
Atualmente, o Lar de Velhos Emmanuel finaliza a construção do seu ambulatório, o qual está sendo construído por meio da arrecadação de dinheiro de seus eventos e bazares, os quais são promovidos com donativos de móveis e demais utensílios usados doados pela população.
Há 4 anos, o Lar de Velhos Emmanuel foi pioneiro ao implantar um sistema de creche para idosos chamado Espaço Dia Creche do Idoso, que atende em regime aberto, de segunda à sexta-feira, famílias que levam seus idosos para passar o dia no Lar como se estivessem em sua própria casa.




























Gabriel


É com satisfação que compartilhamos com todos os nossos parceiros e colaboradores, que no último dia 05 de junho o Ministério da Saúde publico no DOU - Diário Oficial da União a Portaria nº 1.077 onde renova por mais 3 anos o selo "Organização Parceira do Transplante" . A portaria foi assinada pelo Ministro da Saúde Dr. Alexandre Rocha Santos Padilha, e "...concede à Organização GABRIEL - Grupo de Atuação Brasileiro para Realização de Transplantes Infantis e Estudos do Tubo Neural a renovação do Selo "Organização Parceira do Transplante", pelo relevante serviço prestado na área de divulgação do processo doação/transplante."
O Selo "Organização Parceira do Transplante" foi criado a partir da portaria nº 2.602/GM/MS, de 21 de outubro de 2009.
Em 14 de outubro de 2010 fomos agraciados pela primeira vez com o selo. Esse reconhecimento nos incentiva ainda mais a aprimorar os projetos de sensibilização e incentivo à população para a doação de órgãos, tecidos e células por meio da  informação esclarecedora quanto ao processo doação/transplante.
Para nós da GABRIEL, a renovação do selo significa o reconhecimento em nível nacional e demonstra a credibilidade do trabalho realizado, chancela a qualidade dos projetos e incentiva ainda mais toda equipe de amigos e parceiros envolvidos a continuar com nossa missão.
E vocês são parte disso!

Agradecemos!

Maria Inês T. de A. Carvalho
Presidente
GABRIEL
presidente@gabriel.org.br
Fone: +55(19) 3801-2047 - (19) 9143-2737
Indaiatuba - SP
http://www.gabriel.org.br